Cientistas investigam a possibilidade de estarmos em uma simulação

close up photo of matrix background
Photo by Markus Spiske on Pexels.com

Um novo estudo está trazendo à tona a intrigante possibilidade de que o mundo em que vivemos pode ser uma simulação computacional.

A ideia de que a humanidade está imersa em uma realidade simulada foi explorada no famoso filme de ficção científica “Matrix”, dos irmãos Wachowski. No entanto, quão plausível é essa teoria?

Melvin Vopson, professor associado de física da Universidade de Portsmouth, propõe que evidências da teoria da realidade simulada podem ser encontradas nas leis da física que regem a informação, como a informação genética no DNA ou a informação digital armazenada em um computador.

No ano passado, Vopson e seu colega Serban Lepadatu propuseram uma nova lei da física chamada segunda lei da infodinâmica, que, quando aplicada a uma variedade de sistemas de informação diferentes, “fornece evidências científicas que parecem fundamentar a hipótese do universo simulado”.

“É verdadeiramente notável que [a segunda lei da infodinâmica] seja aplicável a tantos sistemas tão diversos entre si, e a extrapolação para a universalidade é bastante segura”, afirmou Vopson.

No entanto, ele ressalta que o estudo atual não é suficiente para afirmar categoricamente que vivemos em uma simulação. Vopson espera que seu trabalho estimule mais pesquisas e que cientistas talentosos encontrem novas formas de comprovar ou refutar essa teoria fascinante.